VENENO CONVERSA COM CARLOS TROPICAZA



Há quanto tempo você é DJ, onde começa sua história com a música?

minha paixao com a música começou com os discos do meu pai e tio que gostaban de comprar lps de novidade pra escutar, e eles também gostavan muito da música mexicana ranchera. Logo de criança fui comprando os meus próprios discos e fique apaixonado pelo som. Adolescente começei discotecar na radio e logo festas e boates. gosto muito de discotecar música tropical, som preto, pop e rock dos anos 60-70.

De que outras maneiras você se relaciona com a música além de discotecagens? Quais seus últimos projetos recentes, mixes, gigs, festas, shows, links?

Na adolescencia tambem começei tocar a batería. toquei ja em muitas bandas e projetos com amigos desde começos dos anos 90. Agora fiz tourné no Mexico-Argentina e Chile com a banda Hoppo! mitade mexicana (com o Ruben, cantor da banda Café Tacuba) e mitade Chilena, misturança de músicas folclóricas da América Latina, psicodelía, pop com influencia étnica, tocada com sitar, bombo leguero e violao de cueca brava de Santiago. Também a gente toca nas bandas de "out-rock" el pan blanco, los fancy free, las comadrejas, evil hippie,.. faço shows y grabaçoes com muitos amigos. Nos últimos anos tou mais tempo façendo pesquiça de música mexicana que eu acho legal. tenho tambem a serie de cassettes de "cumbia mutante" e reediçoes de discos legais feitas e outras mais em caminho.

Onde é sua base de operações e em que clubes/cidades/países você mais costuma tocar?

Moro na cidade do México, mas gosto de viajar muito tocando e fazendo discotecagems no interior do pais, tambem nos Estados Unidos e America Latina. Faço mixagems e colaboro com a super legal radio de Los Angeles Dublab.

Qual o último grande disco que cruzou seu caminho? Onde o encontrou?

Felizmente encontrei o "sonhos e memórias" o LP genial que ainda nao tinha do Erasmo, numa lojinha na Argentina. Adoro demais a música brasileira! o mundo inteiro precisa do som brassileiro pra vida gozar!

Que estilos, gêneros, ritmos aparecem nas suas discotecagens? O que você responde quando perguntam "que som você toca"?

Eu gosto de tocar músicas legais e doidas pra dançar, principalmente do som preto, principalmente feitos no mexico e america latina, misturando estilos, épocas ritmos, Hoje na Veneno a gente vai rolar cumbia bem mutante mexicana, peruana, chilena e colombiana com groove doido demais pra dançar. o ritmo é a religiao que eu acredito.

Qual disco(s) não falta nunca no seu case, te acompanha em todos os sets?

aqui tem uma cumbia legal que vai rolar hoje:

cumbia de lulu - los latinos

e 4 músicas brasileiras que adoro discotecar:

pais tropical- Monna Bell
o cafona - Marcos Valle
nao serve pra mim - the fevers
el tremendón - Erasmo Carlos (em espanhol)

O que você acha que a música do México, Peru, Chile, Colômbia, cumbia, chicha tem de mais especial que tem chamado tanta atenção ultimamente?

A cumbia é uma mistura de flautas indigenas, tambores africanos e lirica europeia que virou um ponto de uniao musical bem forte na america latina desde começos dos anos 60. alem disso, acho que é o caminho pra nos conhecer mais com o som brasileiro, pra finalmente começar a verdadera uniao das americas sonhada pelos libertadores até hoje. (amen!) O som trazido da África está na raiz da América inteira. Se a politica e a lingua não dão, vamos nos entender com o ritmo! Né?

TROPICAZA MIXES

Estrellas Cercanas a Chile y Mexico

Mexifunk

Colombiamberos

Sounds for Autumn

Flanging South: Saico-Latin-Fonky-Fresa en Ritmos!

New Mistery of Mexico

Get Crazy Inside This Sound

No comments: